Título: Três Vezes Nós

Autora: Laura Barnett

Editora: Novo Conceito

Páginas: 384 

Ano:2016

Sinopse: Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela. Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito. Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais. Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha? Três vidas. Três histórias. Três destinos... permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte. Três vezes nós explora a ideia de que há momentos em nossas vidas que poderiam ter sido diferentes e como pequenos fatos ou decisões que tomamos podem determinar o rumo da nossa vida para sempre.

*livro recebido em parceria com a editora.

Oii galera, a resenha de hoje é do livro Três Vezes Nós da editora Novo Conceito. Na obra conheceremos Eva Edelstein e Jim Taylor, ela uma estudante de inglês, inteligente e determinada e ele um frustrado estudante do curso de direito que sonha em um dia poder viver da arte. É a partir dessa premissa que se desenvolve a história de como duas pessoas que nunca se viram acabam se encontrando e entrelaçando seus caminhos, isso ocorre com base não em um só ponto de vista, mas a partir de três, é isso mesmo galera, uma história com três versões, três realidades, três destinos, três vezes Eva e Jim, Três Vezes Nós.

É nessa forma de abordagem que veremos como Eva conheceu Jim e como eles viveram as suas vidas; na primeira versão Eva está andando de bicicleta quando ao desviar de um cachorro ela acaba caindo e quebrando a bicicleta, Jim vê a cena e resolve ajuda- lá; na segunda versão ocorre o incidente com a bicicleta, porém Eva não conhece Jim (ela o conhecerá um pouco mais tarde); e na terceira e última versão há o incidente e ambos se conhecem (parecida um pouco com a primeira versão). No entanto há algo comum nas três versões: o amor, a sintonia e a conexão inegável existente entre Jim e Eva.

"Talvez seja assim que o amor sempre chega, escreveu Eva em seu diário, nessa transição imperceptível da amizade para a intimidade."

De início a leitura pode parecer confusa, pois acredito que a maioria de nós não estamos acostumados à ler três histórias diferentes com protagonistas iguais em um mesmo livro. É imprescindível que o leitor esteja atento à todos os detalhes das três versões para aproveitar ao máximo a leitura, por isso, no final da obra tem um espaço de anotações para o leitor  colocar os principais acontecimentos de cada versão. Creio que essa confusão seja o único ponto negativo do livro, mas acredite em mim com o tempo você "pega" o jeito , e, meu bem , a leitura vai fluir sem problemas ( pode confiar). Lisa, foi audaciosa e extremamente criativa ao trazer um livro com versões diferentes de uma história que acompanha desde o nascimento dos protagonistas no ano de 1938 até a velhice de ambos em 2014, é nítido cada cenário, atitudes, pensamentos e caracterização das personagens conforme cada década, isso é incrível. Além disso, só os personagens são iguais porque cada versão é uma história diferente, mostrando como as nossas escolhas influênciam nosso destino,  que no meu entendimento era o foco principal do livro.

"Três Vezes Nós" é um livro sincero e realista que busca retratar como nossas atitudes e ações podem mudar o futuro, entender que as nossas escolhas nos definem. Perceber que nem sempre as coisas são fáceis, a vida é repleta de momentos felizes, mas há também os momentos tristes. Lisa quis mostrar como a vida que vivemos pode ter diferentes versões dependendo das decisões que tomamos. Tudo um dia acaba, porém cabe a cada um de nós saber aproveitar cada coisa boa que acontecer e aprender com os erros, nem sempre a vida é um conto de fadas com finais felizes.

"Ele (Jim) fica ali por um momento antes de abrir a porta do estúdio, olhando para a praia, inundado por uma alegria estonteante; e a sabedoria, a ingere, porque já tem idade suficiente para saber exatamente o que é a felicidade - breve e efêmera, não um estado constante a se buscar, para tentar viver constantemente; mas sim para agarrá - la quando ela surge, e segurar-se a ela máximo de tempo que puder."


12 Comentários

  1. Olá!
    Quero muito ler esse livro, pois gostei do fato da autora ter incluído três versões. Apesar de confuso, acho que é uma proposta diferente.
    Além disso,acho legal perceber como o destino influencia nossa vida.

    Abraço e boas festas!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sávio, eu achei uma proposta beem diferente e ousado, mas ficou mt bom, acho que irá gostar.
      - Beijos, Carol!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oii Lu, menina se joga nesse livro hahahahaha o começo pode parecer confuso, mas depois você se acostuma e vale super a pena.
      - Beijos, Carol!

      Excluir
  3. Olá!
    Esse é um livro que tenho curiosidade de ler e depois dessa resenha, com certeza irei ler!

    -----------
    Também tenho um blog literário e gostaria de pedir para você conhecê-lo e seguir de volta.
    http://www.magiaesonhar.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, espero que você goste assim como eu gostei :) vou retribuir a visita sim.
      - Beijos, Carol!

      Excluir
  4. Oie,

    Esse livro não me chamou a atenção logo de cara. Confesso que não me interessaria por ele se não fossem as resenhas me deixando curiosa. Quase comprei ele esses dias, mas acho que em 2017 eu consigo lê-lo. Torcendo para gostar. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Denise, é um livro 8 ou 80, ou vc gosta ou não, mas espero que ele te agrade.
      - Beijos, Carol!

      Excluir
  5. Acho muito interessante a premissa do livro, gostaria de ler sim!
    3 versões da mesma história me deixa curiosa, haha
    Bjs xará e feliz 2017!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii xará, acho que irá gostar viu, tomara que vc leia esse ano pra eu já saber a sua opinião hahahahaha
      - Beijos, Carol!

      Excluir
  6. Oi Ana,
    Eu queria ler esse livro, mas já vi algumas críticas que me fizeram adiar a leitura, rs.
    Mas ainda acho muito interessante.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alê, leia sim, dê uma chance as vezes vc irá gostar.
      - Beijos, Carol!

      Excluir