Título: Sérgio Moro: o Homem, o Juiz e o Brasil 

Autor: Luiz Scarpino 

Editora: Novo Conceito

Páginas: 292

Ano: 2016

Sinopse: Conheça a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro, as inspirações, além das amizades que construiu ao longo dos anos e como veio a se tornar juiz federal. Você perceberá que o juiz Sérgio Moro, durante sua carreira , conduziu outros grandes casos de combate a corrupção no Brasil, como o Escândalo do Banestado, o Farol da Colina e o Mensalão, antes mesmo de comandar a operação Lava Jato, o esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobrás e trouxe enormes perdas para o país. Nesse importante momento histórico, você notará que Sérgio Moro é hoje a figura mais representativa em um processo de evolução que virou sinônimo de esperança para o povo, além de se tornar um símbolo que abre a possibilidade de darmos um salto ético e crer que dias melhores estão por vir na nação brasileira.

*livro recebido em parceria com a editora.

Oii galera, antes de começar a resenha quero explicar o motivo do meu sumiço: o que aconteceu foi que eu transferi a faculdade para outra cidade, só que tomei essa decisão de última hora daí foi uma correria para arrumar os documentos necessários e também para encontrar uma casa para morar,mas deu tudo certo, demorei para postar no blog porque estava sem internet e foi a maior enrolação para colocar aqui, maaaaas estou de volta e é isso que importa!

Bom, como já expliquei meu sumiço, vamos ao que interessa. "Sérgio Moro: o homem, o juiz e o Brasil" vai contar sobre a vida de Moro desde a infância até atualmente em que ele está no comando de uma das mais importantes investigações de corrupção que vêm movimentando o cenário político brasileiro: a Lava Jato. Mas, o livro não é só uma biografia igual pode parecer, ele é mais do que isso, nessa obra entenderemos o que culminou para essa “bagunça”  atual pelo a qual o Brasil vem passando, e entender o que o futuro pode nos aguardar.

"Turbulência na política. Economia em baixa. Desemprego galopante. Pixulecos abastecem campanhas eleitorais, que elegem políticos cuja bandeira partidária é garantir a sobrevivência de seus benfeitores. Vivemos tempos conturbados. A crise apavora, assusta e deixa a todos boquiabertos por não saber ao certo como será o dia de amanhã."

O livro começa narrando a infância de Sérgio Moro até a atualidade, nessa cronologia vamos vendo como foi o processo da sua inserção no cenário jurídico e no comando de várias investigações importantes. O escritor procura de uma forma bem didática e explicativa situar o leitor em cada tema tratado, por isso, mesmo que você não esteja por dentro das situações retratadas não ficará em nenhum momento perdido ou sem entender, pois tudo é muito bem detalhado.


“Sérgio Moro: o homem, o juiz e o Brasil”, me fez entender tudo o que vem acontecendo no Brasil tanto no âmbito político, econômico e social e como eu faço Direito o tema me acrescentou muito mais conhecimento e meu deu uma noção real da proporção das investigações e como isso nos afeta. Indico a leitura, pois é bom se informar sobre tudo o que vem ocorrendo e saber o que nos espera, pois se trata do nosso país, nosso Brasil.

"A atitude do juiz Moro, gostem ou não, certa ou errada, revelou a podridão que se esconde atrás do poder. Se alguns caciques do judiciário se incomodam ou invejam o prestígio que ele adquiriu, lamento. ( elogio feito ao Moro pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha)"



- Beijos, Carol!


Deixe um comentário