Título: Para Sempre Alice

Autora: Lisa Genova

Páginas: 284


Editora: Nova Fronteira


Ano: 2015

Sinopse: Alice sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Alice sempre acreditou que poderia estar no controle, mas nada é para sempre. Perto dos cinqüenta anos, Alice Howland começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável. Poucas certezas aguardam Alice. Ela terá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma. Enquanto tenta aprender a lidar com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido, os filhos e o mundo de forma diferente. Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem devolver uma lembrança – mesmo que por instantes, e ainda que não saiba quem é.


Oii galera, Para Sempre Alice, vai contar a história de Alice uma mulher de 50 anos bem sucedida, ela é professora titular de psicologia em Harvard, publicou vários livros além de dar palestras em vários países, ela mora com seu marido John e tem três filhos (Anna, Tom e Lydia). Porém, ela começa a perceber que tem algo de errado com a sua saúde, inicialmente ela esquece aonde colocou determinados objetos ou qual aula ela tinha que dar, e ela liga esses fatos ao estresse da sua vida agitada. Mas, quando durante uma caminhada ela se perde perto da sua casa é que percebe que isso não é normal e vai à procura de um médico.

Após a consulta no médico Alice descobre que está com Alzheimer, a partir desse momento sua vida vira de cabeça para baixo : ela começa o tratamento para retardar o progresso da doença que não tem cura, sua vida profissional é abalada tendo que parar de dar aulas e palestras, ficando isolada dos amigos e contando com o apoio da família.

O livro é emocionante e profundo, narra com detalhes os estágios da doença e mostra como as pessoas são frágeis e tem suas vidas transformadas de uma hora pra outra. É uma leitura que faz repensar toda a sua vida e refletir sobre tudo. Alice é uma protagonista forte e determinada, que tenta lutar por sua vida e tenta aproveitar ao máximo de consciência que lhe resta.

A autora retrata como a doença vai avançando e a importância de termos nesse momento as pessoas que amamos ao nosso lado. Um ponto negativo para mim foi o marido da Alice, o John, na minha opinião ele era frio em relação à tudo e não demonstrava amor por sua esposa, no momento em que ela precisava dele, ele colocava a sua vida profissional acima de qualquer coisa, isso me dava muita raiva, mas fora isso não tenho mais nenhuma ressalva à fazer.

Esse livro é comovente, real e sensível, sendo necessário ler com calma para absorver cada palavra, cada sentimento e cada fragilidade. Se você gosta de livro com temas fortes, tristes que proporcionem uma reflexão, então com certeza gostará do Para Sempre Alice.



"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância."




Espero que tenham gostado da resenha.
- Beijos, Carol !



6 Comentários

  1. Oi Carol,
    Confesso que depois de ler a sua resenha fiquei com vontade de ler o livro *---*
    Parece ser bem profundo. Adorei muito a resenha, ficou bem detalhada (continue assim que você vai ganhar uma fã haha).
    Lindo seu blog viu. E claro que não podia deixar de ser :")
    Sucesso ♥

    Livros Para o Chá das Cinco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ketelyn, eu super indico o livro é uma leitura emocionante e dramática, foi um livro que eu gostei muito. Fico feliz que você tenha gostado da resenha e se você vier a ler o livro me conte se gostou, Eu amei o seu blog também e é claro que ganhou mais uma inscrita hahahaha.
      - beijos, Carol!

      Excluir
  2. Oiii Carol ,adorei tua resenha ! Confesso que so cheguei a assistir ao filme e já pensei em ler o livro, que já está adicionado na minha wishlist :]
    Beijos, Bia !
    http://meucoracaoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia eu também assisti ao filme e se você gostou do filme então vai amar o livro que é muito mais intenso, emocionante e verdadeiro do que o filme na minha opinião.
      -beijos, Carol!

      Excluir
  3. Oii
    Eu só assisti ao filme dessa estória. Mas já foi suficiente pra eu me emocionar muito!
    Imagino então que o livro deva ser ainda mais tocante!!
    Se um dia eu puder, vou ler sim!

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    li esse livro e amei, parabéns pela resenha e tem novidades no meu blog, quando der apareça, certo?

    Abraços e boas leituras!!!

    http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir